Consumismo x Meio ambiente

05-11-2010 00:55

 

A equipe do aprendendoapensar apresenta um texto que tenta trazer às pessoas a capacidade da reflexão. O grande assunto no texto é o consumismo em detrimento ao meio ambiente. Para muitos, consumo e preservação ambiental são coisas inconsiliáveis. Porém, se temos a capacidade de refletir podemos perceber que é possível ser sustentável nos pequenos atos do dia a dia.

 " Quando agente fala de consumo consciente, parte-se da premissa de que existe o consumo não-consciente, inconsciente, irracional. Que avaliação você faz da atual sociedade de consumo?

  Nós vivemos uma situação de enorme gravidade se considerarmos que, no modelo atual de consumo e de produção, já consumimos mais do que a capacidade de renovação dos recursos naturais. Nós estamos consumindo 20% a mais do que a Terra consegue sustentar. E mais do que isso: se toda população do mundo consumisse como os norte-americanos e europeus, que têm o padrão mais alto de consumo, hoje, nós precisaríamos de quatro planetas.

  Hoje, 20% da população mundial realiza 86% do total das compras que são feitas no mundo. […]

  A questão fundamental é que o consumidor raramente pensa antes do ato de consumo. É um ato impulsivo. Mas isso vem mudando. […] No caso do Brasil, 43% dos consumidores brasileiros já são comprometidos ou conscientes de seu ato de consumo. Isso significa que, no mínimo, antes de comprar eles consideram alguma questão que não esteja relacionada diretamente ao preço e à qualidade do produto. […]

  O discurso do consumo consciente procura ser o discurso da reflexão. Ele não pretende dizer às pessoas, em absoluto, que não comprem. Isso seria irrealista. Aliás, mais: o consumo é vida. É preciso consumir. As pessoas precisam consumir água, energia, alimentos, roupa, transporte, lazer, cultura. O fundamental é que haja uma reflexão nesse ato de consumo. Inclusive nas políticas de meio ambiente. Fala-se muito na política do 3 R's: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Nós falamos em 4 R's: o primeiro deles é Repensar. Então, a reflexão sobre o ato de consumo leva naturalmente a reduzir, porque você não precisa de tudo o que está consumindo; a reutilizar, porque algumas das coisas que você compra podem ser utilizadas continuamente, sem precisar comprá-las de novo; e reciclar, dados os enormes impactos que a reciclagem tem sobre a sociedade e o meio ambiente."

TRIGUEIRO, André. Mundo sustentável. São Paulo: Globo, 2005. p. 26-28.